MARKETING

Portaria 227 de 22.05.2013, publicada no Diário Oficial da União do dia 23.05.2013.


Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNIP tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades de mercado.

Atividades Principais

  • Organizar pesquisas de mercado e elaborar estratégias de prospecção e manutenção de clientes internos e externos.
  • Identificar e formular estratégias e planos de marketing para os vários tipos de organizações.
  • Identificar e analisar as diferentes estratégias do composto mercadológico, tais como: preço, praça ou ponto, produto ou serviço e promoção.
  • Definir, avaliar e monitorar o mix de produtos e serviços oferecidos e praticados pela concorrência.
  • Planejar as formas de comercialização e comunicação.
  • Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias.

Mercado de Trabalho

  • Analista de Mercado e Estratégias de Negócios
  • Analista de Produtos e Serviços
  • Gerente de Marketing, Relacionamento e Comunicação
  • Gerente de Distribuição e Logística
  • Supervisor de Operações

Matriz Curricular

  • Atividades Complementares
  • Atuação junto ao idoso (optativa)
  • Comportamento do Consumidor
  • Composto de Comunicação
  • Comunicação Empresarial
  • Contabilidade
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Dinâmica das Relações Interpessoais
  • Distribuição e Trade Marketing
  • Economia e Mercado
  • Educação Ambiental (optativa)
  • Especializações do Marketing
  • Estatística Aplicada
  • Estratégia Competitiva
  • Estudos Disciplinares
  • Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial
  • Fundamentos da Administração
  • Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas
  • Gerenciamento de Web Marketing
  • Introdução à Educação a Distância
  • Língua Brasileira de Sinais (optativa)
  • Marketing Internacional
  • Marketing Pessoal (optativa)
  • Matemática Aplicada
  • Matemática Financeira
  • Mix de Marketing
  • Pesquisa de Mercado
  • Planejamento Estratégico
  • Plano de Negócios
  • Projetos Integrados Multidisciplinares
  • Recursos Materiais e Patrimoniais
  • Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (optativa)
  • Técnicas de Informática

Carga Horária: 1.600 horas

Duração: 2 anos

Coordenador: Daniela Menezes da Silva dos Santos